+351 254 595 821
  • pt-pt
  • en

Sobre a nossa empresa

Na Frusantos – Frutos Selecionados, S.A., dedicamo-nos à produção, comercialização e distribuição de produtos agrícolas, no mercado nacional e internacional, a partir da sede, em Ferreirim – Sernancelhe, na Beira Alta e da filial, em Samora Correia – Benavente, no Ribatejo, em Portugal.

Distinguimo-nos nos produtos: castanha, batata de semente e consumo, cebola e azeite, contudo apostamos igualmente em vários outros, de acordo com a sua sazonalidade: cereja, maçã, melancia, melão, frutos secos.

A nível comercial trabalhamos com grossistas (as agroindústrias) e com retalhistas (centrais de compras de hipermercados, supermercados e mercados abastecedores), com exceção da batata de semente e produtos fitossanitários que trabalhamos com retalhistas e consumidor final.

Com um volume de exportação de 50%, destacamo-nos no mercado comunitário: Itália, Espanha, França, Alemanha, e extracomunitário: Suíça, Canadá, Brasil e Estados Unidos. Estamos gratos pelas relações comerciais atuais, que valorizamos, e continuamos a trabalhar na identificação de parceiros comerciais, dispostos a valorizar os nossos produtos, em novos mercados.

Video
Institucional

Clique aqui para ver

Equipa multidisciplinar

Somos uma equipa polivalente e especializada. Acompanhamos todo o ciclo produtivo para garantirmos a qualidade e cumprimento das normas de mercado.

Lagar de Santo António

Integramos o Lagar de Santo António, com mais de um século de história e na família há várias gerações. Oriundo das terras ricas da Beira Alta, o azeite é a relíquia desta região…

Somos uma empresa familiar com visão comum, aspiração e legado:

– Visão de crescimento e perenidade;
– Aspiração comum, planos e metas;
– Compromisso com o senso de legado de geração para geração.
– Preocupação com a qualidade, segurança alimentar e ambiental.

Saiba mais aqui.

A nossa missão

Oferecer produtos agrícolas de elevada e diferenciada qualidade, aplicando tecnologia avançada e inovação ao serviço do bem-estar e criar oportunidades de negócio para a empresa e valor compartilhado para os nossos colaboradores, consumidores, clientes e fornecedores.

A nossa visão

Ser uma empresa de referência, nacional e internacional, na comercialização de frutos e produtos hortícolas, realizando a integração de uma ampla cadeia agrícola baseada no fair trade e na responsabilidade social corporativa.

Produzimos, comercializamos e distribuímos produtos agrícolas nos mercados nacional e internacional.

A nossa área de negócio divide-se da seguinte forma:

– Produção e Comércio por grosso de frutos e de produtos hortícolas;

– Produção e Comércio de Azeite;

– Transportes Rodoviários de Mercadorias;

– Comércio de produtos fitossanitários.

2017 – Comemoramos o 35.º aniversário da empresa e reforçamos a visão de crescimento que nos tem vindo a acompanhar – a valorização da produção portuguesa – dando preferência aos produtos identitários, apelando aos sabores que nos definem, ao que é nosso e da nossa região, à experiência sensorial e emocional – nos mercados nacional e internacional – assim nasce uma nova marca, “Saudade – sabores do coração”.

2016 – Crescemos 40% com um volume de negócios próximo dos 11 milhões de euros. Fortalecemos a estratégia de internacionalização através da implementação de projeto individual, assente em diferenciação e inovação.

2015 – Implementámos o sistema de certificação para a garantia das boas práticas agrícolas – GlobalG.A.P. – reconhecido a nível mundial. Este sistema permite o acesso aos mercados de exportação mais exigentes, garantindo a qualidade, segurança e sustentabilidade dos produtos.

2013 – Alterámos a natureza jurídica para Sociedade Anónima, passando a denominar-se Frusantos – Frutos Selecionados, S.A.

2012 – Construímos a nova sede, no Parque Industrial de Ferreirim. Apostámos em tecnologia avançada, com novas linhas de laboração – esterilização, calibragem e embalamento para a castanha, e novas infraestruturas de frio e atmosfera controlada para a maçã. Implementámos Sistemas de Certificação e de Gestão de Segurança Alimentar e Ambiental.

2009 – Passámos o contrato de sociedade para Frusantos – Frutos Selecionados, Lda.

2008 – Abrimos a filial em Samora Correia – Benavente (Ribatejo). Implementámos novas linhas de produção e calibragem de batata de consumo e cebola. Aumentámos o portfólio de produtos com a oferta de frutos sazonais da região do Ribatejo, como melancia, melão e morango.

2007 – Lançámos duas marcas próprias: “Quinta da Cerca” marca multiprodutos, e “Flôr do Távora” marca específica para azeite.

1998 – Investimos em tecnologia de ponta, com a aquisição da segunda maior esterilizadora de castanha do país, com capacidade de 1500 kg por hora.

1992 – Ano em que constituímos a empresa, com a denominação Frusantos – Produção, Comércio, Transformação, Importação e Exportação de Frutas, Lda.

1982 – Nascemos, pela visão de João da Silva Santos, em nome individual. Localizados em Ferreirim – Sernancelhe (Viseu), Beira Alta, assumimos como atividade a comercialização de castanha, frutos secos, maçã, cereja, batata de consumo e de semente, cereais, rações, adubos e produtos fitossanitários.

A firmeza de um crescimento sustentável permitiu tornarmo-nos numa empresa portuguesa de referência, no setor onde atuamos, resultado de:

– Investimento em infraestruturas modernas e funcionais de laboração (calibradores, esterilizadora, embaladoras, frio e atmosfera controlada);

– Implementação de Sistemas de Certificação e de Gestão de Segurança Alimentar e Ambiental;

– Capacidade logística para aquisição e distribuição;

– Acompanhamento das tendências de consumo e aposta numa imagem de produtos mais atrativa e direcionada para as especificidades sociais e nutricionais;

– Implementação de estratégias de eficiência da empresa para aumentar a notoriedade e promover o crescimento contínuo;

– Aposta na sazonalidade dos nossos produtos, procurando proporcionar sempre uma experiência de consumo focada em frutos de grande qualidade e valor acrescentado, frutos selecionados.

POLÍTICA DA QUALIDADE E DA SEGURANÇA ALIMENTAR E AMBIENTAL

A FRUSANTOS, S.A. caracteriza-se pela qualidade e segurança alimentar e ambiental dos produtos que comercializa.
Para tal, decidiu implementar o seu Sistema de Gestão de Segurança Alimentar e Ambiental, pois considera esta ação uma garantia de confiança acrescida junto dos seus clientes e de todas as partes interessadas.
Para garantia da salubridade de todos os produtos que a empresa comercializa, assim como para o aumento de confiança junto dos consumidores, e melhoria contínua do sistema de Gestão de Segurança Alimentar e Ambiental implementado, a FRUSANTOS, S.A. compromete-se a:

  • Garantir a Segurança Alimentar dos produtos que comercializa, aumentando a produtividade, assim como a competitividade no mercado;
  • Assegurar a identificação de perigos relacionados com a salubridade dos produtos, estabelecendo medidas de controlo eficazes;
  • Identificar os riscos e as oportunidades organizacionais, avaliando as necessidades e expetativas da organização de uma forma interativa e capaz de reagir a mudanças;
  • Liderança para promover a gestão da qualidade, fornecendo os recursos necessários para garantir a eficácia da implementação do sistema de gestão alimentar e ambiental, cumprindo os requisitos da norma NP EN ISO 22000:2018 e NP EN ISO 14001:2015;
  • Garantir o cumprimento de requisitos legais, estatutários e regulamentares, assim como outros requisitos relacionados com a segurança alimentar e ambiental;
  • Estabelecimento de formas adequadas e eficazes de comunicação interna e entidades externas relativamente a assuntos relacionados com a Segurança Alimentar e Ambiental;
  • Adoção de medidas que permitam a prevenção da poluição, a monitorização dos consumos e a correta gestão dos resíduos produzidos;
  • Implementar e desenvolver o sistema de gestão da Segurança Alimentar e Ambiental e melhorá-lo de forma contínua e sustentada;
  • Satisfazer os requisitos definidos em acordo com o cliente ultrapassando as suas expectativas;
    Assegurar que a Política de Segurança Alimentar e ambiental é compreendida por todos os colaboradores da organização, de modo a garantir a implementação da mesma.

A FRUSANTOS, S.A. preza por assegurar uma comunicação eficaz com os fornecedores, clientes e entidades oficiais no que respeita a questões relacionadas com a segurança alimentar e ambiental. Garantir a competência dos colaboradores quer ao nível das Boas Práticas quer na gestão do sistema de Gestão de Segurança Alimentar e sensibilidade Ambiental facultando-lhes a necessária formação;

Esta Política de Segurança Alimentar e Ambiental é apropriada ao papel da organização na cadeia alimentar e assenta numa perspetiva de melhoria contínua do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar e Ambiental implementado. Para tal, é suportada em objetivos mensuráveis e é comunicada, implementada e mantida a todos os níveis da organização, através da sua colocação em vários pontos das instalações.

Ferreirim e Samora Correia, 02 de Janeiro de 2021
O Gestor de Topo,

Os nossos prémios

As nossas certificações